domingo, 8 de fevereiro de 2009

Triatlo Técnico Jovem Nacional

1 Recorde Nacional, 2 Campeões Nacionais e 2 Vice-Campeões



O passado sábado foi de glória para o sector de formação da Juventude Vidigalense no decorrer do Triatlo Técnico Jovem Nacional que se disputou em Alpiarça.
Nesta competição que reunia os 20 distritos de Portugal, estavam em disputa seis títulos de campeões nacionais nos escalões de iniciados e juvenis e a Juventude Vidigalense obteve dois desses títulos individuais e dois segundos lugares através dos nossos quatro atletas que estavam em representação da selecção distrital de Leiria.


Sarah Dias, que no ano passado triunfou no escalão de infantis, confirmou o seu favoritismo perante as suas adversárias, sagrando-se Campeã Nacional no escalão de Iniciadas abrilhantando o resultado com um inesperado recorde nacional de 1832 pontos. Este resultado supera em 8 pontos o anterior que pertencia a Eva Vital e Isabel Vieira.
A Sarah bateu recordes pessoais nas três provas com 4.89 metros no comprimento, 9.83 segundos nos 60 barreiras e 10.44 metros no lançamento do peso.

João Moniz que se estreou numa competição deste nível, comprovou todo o seu talento e afirmou-se ao vencer o Triatlo Opcional para o escalão de iniciados com 1890 pontos com grande vantagem sobre o segundo classificado Joel Pereira da AA Santarém.
O João conseguiu dois novos recorde pessoais nos 60 metros com 7.66 segundos e nos 60 barreiras com 9.39 segundos, enquanto que no lançamento do peso alcançou 11.34 metros.

Na versão de Triatlo clássico para iniciados que contempla os 60 metros barreiras, lançamento do peso e salto em comprimento foi o Artur Koshchuk que esteve ao seu mais alto nível ao disputar até ao final a medalha de ouro que ficou a apenas 18 pontos. Igor Santos da AA Setubal foi o vencedor, enquanto que o Artur ao totalizar 1851 pontos ganhou a medalha de prata e bateu ainda o recorde distrital da disciplina. O Artur bateu recorde pessoal nos 60 barreiras com 8.88 segundos, saltou 5.48 metros em comprimento e lançou 11.92 metros no lançamento do peso.


Anaís Baptista também ficou a escassos 40 pontos de vencer o triatlo opcional para iniciadas, onde saiu vencedora Jéssica Coutinho da AA Santarém. A Anaís esteve em excelente plano com um novo recorde pessoal nos 60 barreiras com 9.97 segundos e esteve próximo dos seus recordes nos 60 metros com 8.54 segundos e 4.85 metros no salto em comprimento.
Estes brilhantes resultados refletem a aposta na qualidade do treino dos jovens que a Juventude Vidigalense tem feito, assumindo-se cada vez mais como uma das melhores escolas de formação do país.


Colectivamente a Associação de Atletismo de Leiria foi a natural vencedora, onde a AA Santarém e AA Lisboa foram as 2ªs e 3ªs classificadas respectivamente.
Fizeram ainda parte da selecção distrital João Rocha, que alcançou a medalha de bronze e Ana Vasconcelos 6ª classificada.

Sem comentários: