terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Jovens Marchadores Brilham em V.N. Gaia.
No passado dia 21 de Fevereiro realizou-se o Campeonato Nacional de Marcha em conjunto com o Torneio Jovem Marchador em V.N.Gaia onde Juventude Vidigalense esteve representada com o maior número de atletas de sempre. Este é um sector que tem sido dinamizado pelo Técnico Claúdio Matias e já começou a dar os seus frutos.


A JV conseguiu o melhor resultado de sempre a nivel colectivo com uma vitória da equipa de Infantis Femininos constituida por Clara Marques, Camila Soares e Seany Costa. As três atletas que terminaram de uma forma brilhante os 3km, somaram 32 pontos que foram suficientes para triunfar sobre a equipa de Aveiro, Lourocoope, que somou os mesmo pontos mas a nossa terceira atleta ficou melhor classificada que a deles o que permitiu ganhar ao desempate.

A Clara Marques marchou para a medalha de prata, um resultado de excelente nível, enquanto que a Camila Soares, 13ª, e a Seany Costa,17ª estrearam-se da melhor forma nesta especialidade.



Outra supresa foi o 2º lugar de Tânia Pires no escalão de Benjamins, que também teve a sua estreia nesta especialidade, sendo de realçar também o 4º lugar da jovem Sara Roberto no mesmo escalão.

Nos benjamins masculinos foi a vez de André Roberto também alcançar o 4º lugar, ele que nasceu em 2002 e competiu com atletas nascidos em 1998.

Nos iniciados masculinos Rui Costa classificou-se na 9ª posição enquanto que nos juvenis masculinos o Ricardo Fernandes terminou no 5º lugar, o mesmo lugar ocupado pela Paula Mauricio no escalão de Veteranas.

Na classificação geral a Juventude Vidigalense ficou no 5º lugar.
Uma excelente jornada de marcha atlética com resultados prometedores dos nossos jovens atletas que se têm dedicado a esta modalidade.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Triatlo Técnico Jovem Nacional

1 Recorde Nacional, 2 Campeões Nacionais e 2 Vice-Campeões



O passado sábado foi de glória para o sector de formação da Juventude Vidigalense no decorrer do Triatlo Técnico Jovem Nacional que se disputou em Alpiarça.
Nesta competição que reunia os 20 distritos de Portugal, estavam em disputa seis títulos de campeões nacionais nos escalões de iniciados e juvenis e a Juventude Vidigalense obteve dois desses títulos individuais e dois segundos lugares através dos nossos quatro atletas que estavam em representação da selecção distrital de Leiria.


Sarah Dias, que no ano passado triunfou no escalão de infantis, confirmou o seu favoritismo perante as suas adversárias, sagrando-se Campeã Nacional no escalão de Iniciadas abrilhantando o resultado com um inesperado recorde nacional de 1832 pontos. Este resultado supera em 8 pontos o anterior que pertencia a Eva Vital e Isabel Vieira.
A Sarah bateu recordes pessoais nas três provas com 4.89 metros no comprimento, 9.83 segundos nos 60 barreiras e 10.44 metros no lançamento do peso.

João Moniz que se estreou numa competição deste nível, comprovou todo o seu talento e afirmou-se ao vencer o Triatlo Opcional para o escalão de iniciados com 1890 pontos com grande vantagem sobre o segundo classificado Joel Pereira da AA Santarém.
O João conseguiu dois novos recorde pessoais nos 60 metros com 7.66 segundos e nos 60 barreiras com 9.39 segundos, enquanto que no lançamento do peso alcançou 11.34 metros.

Na versão de Triatlo clássico para iniciados que contempla os 60 metros barreiras, lançamento do peso e salto em comprimento foi o Artur Koshchuk que esteve ao seu mais alto nível ao disputar até ao final a medalha de ouro que ficou a apenas 18 pontos. Igor Santos da AA Setubal foi o vencedor, enquanto que o Artur ao totalizar 1851 pontos ganhou a medalha de prata e bateu ainda o recorde distrital da disciplina. O Artur bateu recorde pessoal nos 60 barreiras com 8.88 segundos, saltou 5.48 metros em comprimento e lançou 11.92 metros no lançamento do peso.


Anaís Baptista também ficou a escassos 40 pontos de vencer o triatlo opcional para iniciadas, onde saiu vencedora Jéssica Coutinho da AA Santarém. A Anaís esteve em excelente plano com um novo recorde pessoal nos 60 barreiras com 9.97 segundos e esteve próximo dos seus recordes nos 60 metros com 8.54 segundos e 4.85 metros no salto em comprimento.
Estes brilhantes resultados refletem a aposta na qualidade do treino dos jovens que a Juventude Vidigalense tem feito, assumindo-se cada vez mais como uma das melhores escolas de formação do país.


Colectivamente a Associação de Atletismo de Leiria foi a natural vencedora, onde a AA Santarém e AA Lisboa foram as 2ªs e 3ªs classificadas respectivamente.
Fizeram ainda parte da selecção distrital João Rocha, que alcançou a medalha de bronze e Ana Vasconcelos 6ª classificada.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Torneio Jovem de Pista Coberta - Espinho

Miguel Carreira melhora Recorde Distrital

Um grupo de jovens deslocou-se no passado Domingo à Nave Desportiva de Espinho, num torneio promovido pela Associação Distrital de Aveiro.
Os nossos atletas regressaram de lá com novos recordes pessoais, um recorde distrital e vários lugares de top nacional.
O infantil Miguel Carreira voltou a melhorar o recorde distrital de 600 metros com 1.45.76 minutos, passando para o 2º lugar do top nacional do seu escalão, enquanto o Francisco Rodrigues, que apesar de ainda ser infantil de 1º ano, conseguiu um excelente registo de 1.49,40 marca que lhe permite ascender ao 7º lugar.

Ambos os atletas correram também os 60 metros com Miguel Carreira a cortar a meta em 8.31 segundos, nova melhor marca nacional do ano e Francisco Rodrigues com 9.05 foi 3º classificado.
Artur Koshuck melhorou bastante nos 60 metros com barreiras ao baixar pela primeira vez dos 9 segundos com 8.90 segundos, que lhe garante a liderança do top nacional. Nos 60 metros, o Artur aproximou-se do seu melhor com 7.50 segundos a escassos 2 centésimos do vencedor.
Miguel Marques estreou-se no salto com vara logo com uma vitória e com a melhor marca nacional do ano, transpondo a fasquia a 1.75 metros.
Miguel ainda participou no salto em altura onde bateu por larga margem o seu recorde pessoal com 1.64 metros numa prova onde saiu vitorioso Ricardo Mendes também com um novo recorde pessoal a 1.70 metros passando a liderar o ranking nacional da especialidade no escalão de iniciados.
Sarah Dias que participou nos 60 metros voltou a mostrar todo o seu talento ao percorrer a distância em 8.08 segundos, marca que além de reforçar a liderança nacional é de um excelente nível para uma iniciada de 1º ano.
Sarah correu ainda os 60 metros com barreiras onde terminou em 2º lugar com 10.08, seguida pela colega de equipa Anaís Baptista terceira classificada.
Estes resultados surgem num excelente momento onde o Triatlo Nacional se disputará daqui a uma semana, deixando antever boa prestação dos nossos jovens.