segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Triatlo Técnico Distrital

4 Campeões Distritais e 1 Recorde Nacional
No passado fim de semana disputou-se o Triatlo Técnico Distrital em Pombal.
A Juventude Vidigalense, que na passada temporada venceu esta competição a nível nacional voltou a mostrar que é novamente candidata a revalidar o título.
Além de dominarmos a nível colectivo também se destacámos ao triunfar individualmente nos escalões de infantis e iniciados tanto em masculinos e femininos, faltando apenas os títulos de juvenis.
Assim, no escalão de infantis femininos, Beatriz Dinis destacou-se ao triunfar sobre Evelise Veiga do Paulo VI e Filipa Eutíquio de Alcobaça, segunda e terceira classificadas respectivamente. Nos masculinos, Miguel Silva que já se havia destacado em Benjamim “regressou” às pistas com uma vitória sobre o colega de equipa Miguel Carreira, realizando uma marca que o coloca nas posições cimeiras do ranking nacional.


O escalão de iniciados foi totalmente dominado pela JV onde curiosamente as três posições do pódio foram ocupadas pelos nossos atletas tanto em masculinos como femininos, realçando ainda o facto de as 8 primeiras iniciadas serem da JV.
Assim, em femininos, Sarah Dias que no ano passado ganhou o triatlo nacional em infantis venceu neste escalão mas com boa réplica por parte da colega Anais Baptista que permitiu um interessante despique onde a vencedora apenas ficou decidida no salto final. De realçar que as marcas que ambas as atletas realizaram são de um bom nível, que lhes permitia na passada temporada subir ao pódio nacional. A Sarah além de obter esta excelente marca melhorou o Recorde Nacional de comprimento em pista coberta que já lhe pertencia do escalão de infantis, uma vez que até ao final do ano ainda é considerada como atleta deste escalão.




Outro interessante despique verificou-se nos masculinos onde o Artur Koshchuk venceu por uma pequena margem o colega João Moniz, com uma marca próxima do recorde distrital. Ambos os atletas são candidatos a subir ao pódio no nacional de triatlo. Subiu ainda ao pódio Ricardo Mendes, que surgiu recentemente no atletismo mas que já mostra talento para a modalidade.

Nos juvenis, Vítor Mendes foi o nosso melhor representante ao classificar-se na segunda posição perdendo por poucos pontos com o atleta João Rocha do Bairro dos Anjos enquanto que Carolina Lopes foi a 4ª classificada nas juvenis.
De realçar que ambos os atletas obtiveram novos recordes pessoais no salto em altura de 1.66 metros e 1.42 metros respectivamente.
Colectivamente a Juventude Vidigalense venceu com uma vantagem significativa a nível distrital, aguardando com expectativa a classificação nacional de clubes.

domingo, 21 de dezembro de 2008

Corta-mato Marinha Grande - 21/Dezembro/08

Juventude Vidigalense imparável no Corta-mato Jovem Rota do Vidro




Apesar de não se apresentar na sua máxima força, a Juventude Vidigalense venceu colectivamente (nos escalões de formação) o 5.º Corta-mato Jovem Rota do Vidro, que se disputou no dia 21 de Dezembro na Marinha Grande. Numa classificação que envolveu os escalões de benjamins, infantis, iniciados e juvenis,a Juventude Vidigalense somou 115 pontos enquanto que a equipa que ocupou a 2.ª posição (o Clube de Atletismo da Marinha Grande) se ficou pelos 58 pontos. Em termos individuais os atletas que estiveram em maior evidência foram Francisco Rodrigues (vencedor no escalão de infantis), Ana Alves (vencedora no escalão de iniciadas) e José Neves (vencedor no escalão de juvenis). No escalão de infantis femininos estiveram também em foco Joana Ferreira, 2.ª classificada, e que para a próxima época continuará no mesmo escalão, Clara Marques, 3.ª classificada e Joana Santos, no 6.º lugar. Em infantis masculinos, e para além do já mencionado Francisco Rodrigues, a Juventude Vidigalense conseguiu classificar mais dois atletas até ao 5.º lugar: Miguel Carreira(2.º) e Luís Torres (5.º). No escalão de iniciados, Nélson Pereira foi 4.º classificado enquanto que João Gaspar, numa excelente prova, alcançou a 7.ª posição. Nas iniciadas, para além da vitória esperada de Ana Alves, há ainda a realçar o excelente quarto lugar de Ana Carolina Oliveira e o inesperado (pela positiva) 8.º lugar de Joana Marques, uma atleta que tem vindo paulatinamente a subir de rendimento. No escalão de juvenis, os dois primeiros lugares do pódio foram ocupados por dois atletas da Juventude Vidigalense: José Neves, com uma prova muito inteligente e regular foi o grande vencedor, enquanto que Pedro Santos foi o 2.º classificado. Por ultimo, há ainda a referir o bom 2.º lugar de João Leal no escalão de juniores, sobretudo tendo em conta que o atleta vem de uma paragem por lesão.
Com estes resultados individuais e colectivo, e depois de ter também vencido colectivamente nos escalões de formação no Grande Prémio de Vermoíl, a Juventude Vidigalense começa a afirmar-se como a grande potência do meio-fundo (ao nível da formação), no distrito de Leiria.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Campeonato Distrital de Juvenis em Pista Coberta

Juventude Vidigalense domina em ambos os géneros
No passado fim-de-semana disputou-se na pista-coberta de Pombal o Campeonato Distrital de Juvenis, onde a Juventude Vidigalense esteve presente com mais de 70 atletas.
A nossa equipa dominou por completo a competição que marcou a abertura da época de pista coberta, ao triunfar em masculinos e femininos deixando para trás do Bairro dos Anjos e CA Marinha Grande, respectivamente. Enquanto no sector masculino a JV revalidou o título, em femininos sucedeu ao C.A. da Marinha Grande que nos últimos anos tem dominado o escalão.
Se em termos colectivos marcámos um domínio indiscutível, individualmente também estivemos em grande destaque ao conquistar nove títulos, aos quais se juntaram vários recordes distritais.

No sector masculino, João Moniz, no salto em comprimento e triplo-salto e Ricardo Fernandes no salto em altura e estafeta de 4x300 metros, evidenciaram-se ao sagrarem-se campeões distritais em duas provas. Pedro Santos triunfou nos 1500 metros e alcançou a prata nos 3000 enquanto Bernardo Lopes conquistou o título no lançamento do peso e o bronze nos 60 metros barreiras.

A equipa de 4x300 metros constituída por Luís Ferreira, Dyllan Pedro, Ricardo Fernandes e Fábio Remígio, conquistou o título e estabeleceu uma nova melhor marca distrital na distância, enquanto Vítor Mendes obteve o bronze nos 60 metros e prata no triplo-salto e 60 metros barreiras. Uma palavra ainda para João Marques, que se tem vindo a assumir como revelação, tendo juntado à medalha de prata nos 200 metros as de bronze no triplo-salto e 300 metros.


No sector feminino foram várias as atletas que estiveram num excelente plano, sendo de realçar que a grande maioria dos elementos da equipa pertencia ainda ao escalão de iniciadas.Sarah Dias continuou a sobressair ao amealhar três medalhas, juntando ao título dos 60 metros um novo recorde distrital, uma medalha de prata no comprimento e uma de bronze nos 60 metros barreiras.


Anais Baptista, igualmente iniciada, também arrecadou 3 medalhas, com um segundo lugar nos 60 metros barreiras e nos 200 metros e um terceiro no triplo-salto. Ana Alves, também do mesmo escalão, triunfou nos 1500 metros com um novo recorde distrital por larga margem, deixando a segunda classificada a cerca de 20 segundos de distância, conseguindo ainda um excelente registo nos 200 metros que lhe valeu o 2º lugar.
Além destes títulos, também Carolina Lopes no salto em altura conseguiu levar de vencida a concorrência, ao transpor a fasquia colocada a 1,38 metros.
Paralelamente aos Distritais de Juvenis, decorreram provas extras de 600 metros para o escalão de infantis, onde Miguel Carreira ganhou com um novo recorde distrital e Clara Marques foi a nossa melhor classificada, ao chegar na segunda posição, com um excelente recorde pessoal.