segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Triatlo Técnico Distrital

4 Campeões Distritais e 1 Recorde Nacional
No passado fim de semana disputou-se o Triatlo Técnico Distrital em Pombal.
A Juventude Vidigalense, que na passada temporada venceu esta competição a nível nacional voltou a mostrar que é novamente candidata a revalidar o título.
Além de dominarmos a nível colectivo também se destacámos ao triunfar individualmente nos escalões de infantis e iniciados tanto em masculinos e femininos, faltando apenas os títulos de juvenis.
Assim, no escalão de infantis femininos, Beatriz Dinis destacou-se ao triunfar sobre Evelise Veiga do Paulo VI e Filipa Eutíquio de Alcobaça, segunda e terceira classificadas respectivamente. Nos masculinos, Miguel Silva que já se havia destacado em Benjamim “regressou” às pistas com uma vitória sobre o colega de equipa Miguel Carreira, realizando uma marca que o coloca nas posições cimeiras do ranking nacional.


O escalão de iniciados foi totalmente dominado pela JV onde curiosamente as três posições do pódio foram ocupadas pelos nossos atletas tanto em masculinos como femininos, realçando ainda o facto de as 8 primeiras iniciadas serem da JV.
Assim, em femininos, Sarah Dias que no ano passado ganhou o triatlo nacional em infantis venceu neste escalão mas com boa réplica por parte da colega Anais Baptista que permitiu um interessante despique onde a vencedora apenas ficou decidida no salto final. De realçar que as marcas que ambas as atletas realizaram são de um bom nível, que lhes permitia na passada temporada subir ao pódio nacional. A Sarah além de obter esta excelente marca melhorou o Recorde Nacional de comprimento em pista coberta que já lhe pertencia do escalão de infantis, uma vez que até ao final do ano ainda é considerada como atleta deste escalão.




Outro interessante despique verificou-se nos masculinos onde o Artur Koshchuk venceu por uma pequena margem o colega João Moniz, com uma marca próxima do recorde distrital. Ambos os atletas são candidatos a subir ao pódio no nacional de triatlo. Subiu ainda ao pódio Ricardo Mendes, que surgiu recentemente no atletismo mas que já mostra talento para a modalidade.

Nos juvenis, Vítor Mendes foi o nosso melhor representante ao classificar-se na segunda posição perdendo por poucos pontos com o atleta João Rocha do Bairro dos Anjos enquanto que Carolina Lopes foi a 4ª classificada nas juvenis.
De realçar que ambos os atletas obtiveram novos recordes pessoais no salto em altura de 1.66 metros e 1.42 metros respectivamente.
Colectivamente a Juventude Vidigalense venceu com uma vantagem significativa a nível distrital, aguardando com expectativa a classificação nacional de clubes.

domingo, 21 de dezembro de 2008

Corta-mato Marinha Grande - 21/Dezembro/08

Juventude Vidigalense imparável no Corta-mato Jovem Rota do Vidro




Apesar de não se apresentar na sua máxima força, a Juventude Vidigalense venceu colectivamente (nos escalões de formação) o 5.º Corta-mato Jovem Rota do Vidro, que se disputou no dia 21 de Dezembro na Marinha Grande. Numa classificação que envolveu os escalões de benjamins, infantis, iniciados e juvenis,a Juventude Vidigalense somou 115 pontos enquanto que a equipa que ocupou a 2.ª posição (o Clube de Atletismo da Marinha Grande) se ficou pelos 58 pontos. Em termos individuais os atletas que estiveram em maior evidência foram Francisco Rodrigues (vencedor no escalão de infantis), Ana Alves (vencedora no escalão de iniciadas) e José Neves (vencedor no escalão de juvenis). No escalão de infantis femininos estiveram também em foco Joana Ferreira, 2.ª classificada, e que para a próxima época continuará no mesmo escalão, Clara Marques, 3.ª classificada e Joana Santos, no 6.º lugar. Em infantis masculinos, e para além do já mencionado Francisco Rodrigues, a Juventude Vidigalense conseguiu classificar mais dois atletas até ao 5.º lugar: Miguel Carreira(2.º) e Luís Torres (5.º). No escalão de iniciados, Nélson Pereira foi 4.º classificado enquanto que João Gaspar, numa excelente prova, alcançou a 7.ª posição. Nas iniciadas, para além da vitória esperada de Ana Alves, há ainda a realçar o excelente quarto lugar de Ana Carolina Oliveira e o inesperado (pela positiva) 8.º lugar de Joana Marques, uma atleta que tem vindo paulatinamente a subir de rendimento. No escalão de juvenis, os dois primeiros lugares do pódio foram ocupados por dois atletas da Juventude Vidigalense: José Neves, com uma prova muito inteligente e regular foi o grande vencedor, enquanto que Pedro Santos foi o 2.º classificado. Por ultimo, há ainda a referir o bom 2.º lugar de João Leal no escalão de juniores, sobretudo tendo em conta que o atleta vem de uma paragem por lesão.
Com estes resultados individuais e colectivo, e depois de ter também vencido colectivamente nos escalões de formação no Grande Prémio de Vermoíl, a Juventude Vidigalense começa a afirmar-se como a grande potência do meio-fundo (ao nível da formação), no distrito de Leiria.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Campeonato Distrital de Juvenis em Pista Coberta

Juventude Vidigalense domina em ambos os géneros
No passado fim-de-semana disputou-se na pista-coberta de Pombal o Campeonato Distrital de Juvenis, onde a Juventude Vidigalense esteve presente com mais de 70 atletas.
A nossa equipa dominou por completo a competição que marcou a abertura da época de pista coberta, ao triunfar em masculinos e femininos deixando para trás do Bairro dos Anjos e CA Marinha Grande, respectivamente. Enquanto no sector masculino a JV revalidou o título, em femininos sucedeu ao C.A. da Marinha Grande que nos últimos anos tem dominado o escalão.
Se em termos colectivos marcámos um domínio indiscutível, individualmente também estivemos em grande destaque ao conquistar nove títulos, aos quais se juntaram vários recordes distritais.

No sector masculino, João Moniz, no salto em comprimento e triplo-salto e Ricardo Fernandes no salto em altura e estafeta de 4x300 metros, evidenciaram-se ao sagrarem-se campeões distritais em duas provas. Pedro Santos triunfou nos 1500 metros e alcançou a prata nos 3000 enquanto Bernardo Lopes conquistou o título no lançamento do peso e o bronze nos 60 metros barreiras.

A equipa de 4x300 metros constituída por Luís Ferreira, Dyllan Pedro, Ricardo Fernandes e Fábio Remígio, conquistou o título e estabeleceu uma nova melhor marca distrital na distância, enquanto Vítor Mendes obteve o bronze nos 60 metros e prata no triplo-salto e 60 metros barreiras. Uma palavra ainda para João Marques, que se tem vindo a assumir como revelação, tendo juntado à medalha de prata nos 200 metros as de bronze no triplo-salto e 300 metros.


No sector feminino foram várias as atletas que estiveram num excelente plano, sendo de realçar que a grande maioria dos elementos da equipa pertencia ainda ao escalão de iniciadas.Sarah Dias continuou a sobressair ao amealhar três medalhas, juntando ao título dos 60 metros um novo recorde distrital, uma medalha de prata no comprimento e uma de bronze nos 60 metros barreiras.


Anais Baptista, igualmente iniciada, também arrecadou 3 medalhas, com um segundo lugar nos 60 metros barreiras e nos 200 metros e um terceiro no triplo-salto. Ana Alves, também do mesmo escalão, triunfou nos 1500 metros com um novo recorde distrital por larga margem, deixando a segunda classificada a cerca de 20 segundos de distância, conseguindo ainda um excelente registo nos 200 metros que lhe valeu o 2º lugar.
Além destes títulos, também Carolina Lopes no salto em altura conseguiu levar de vencida a concorrência, ao transpor a fasquia colocada a 1,38 metros.
Paralelamente aos Distritais de Juvenis, decorreram provas extras de 600 metros para o escalão de infantis, onde Miguel Carreira ganhou com um novo recorde distrital e Clara Marques foi a nossa melhor classificada, ao chegar na segunda posição, com um excelente recorde pessoal.







terça-feira, 25 de novembro de 2008

12º Torneio de Salto em Altura em Sala - Alcanena

Ricardo Mendes e Carolina Lopes vencem

No passado Domingo, a Juventude Vidigalense participou com mais de duas dezenas de atletas no Torneio de Salto em Altura em Sala em Alcanena, onde estiveram reunidos alguns dos melhores saltadores nacionais.
De entre os nossos atletas, houve vários que se destacaram, tendo subido por várias vezes ao pódio.
Nos benjamins, a nossa melhor atleta foi Bárbara Andrade, segunda classificada com um salto a 1.05 metros, registo que passa a constituir novo recorde pessoal.
No escalão de infantis, os nossos melhores atletas foram Beatriz Alves, que subiu ao 2º lugar do pódio com 1.35 metros, enquanto Miguel Rodrigues e Francisco Rodrigues ficaram empatados no 5º lugar com 1.30 metros, também eles com novos registos pessoais.
Nos iniciados, a vitória sorriu para Ricardo Mendes, que na segunda competição da sua curta carreira, melhorou novamente o seu melhor para 1,68 metros, deixando longe o segundo classificado, Artur Koshuck, também da JV com 1.60 metros. Nas iniciadas a melhor foi Sarah Dias que ao pular 1.35 metros se classificou na 5ª posição.
Nos Juvenis Carolina Lopes acabou a competição em 1º lugar ao transpor a fasquia colocada a 1,40 metros, enquanto nos masculinos, Ricardo Fernandes se superou ao ultrapassar a fasquia colocada a 1,74 metros, mais 12 centímetros que o seu melhor, o que lhe valeu a medalha de bronze.
Nos juniores Nanci Sousa igualou o seu melhor a 1.45 metros, obtendo a medalha de prata, enquanto João Sousa com 1,60 se classificou na 3ª posição.
Bruno Pereira, do escalão seniores, concluiu o torneio na segunda posição com novo recorde pessoal a 1,90 metros, curiosamente deixando para trás o consagrado Carlos Calado, que participou neste torneio realizado na sua terra Natal.

XVI Aniversário de Juventude Vidigalense

Juventude Vidigalense em festa

No próximo domingo,dia 30, a Juventude Vidigalense irá comemorar o seu XVI aniversário com um jantar convívio a realizar no restaurante Quinta do Paul, situado na Ortigosa.
O evento iniciar-se-á pelas 18h00 e incluirá também a homenagem aos atletas do ano e de mérito desportivo, apresentação de reforços para a próxima temporada.
Os interessados podem inscrever-se pelo e-mail
juventudevidigalense@gmail.com ou pelo telefone 917058997.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

2º Torneio de Salto em Altura de Óbidos


Início de época prometedor

No passado Domingo, a Juventude Vidigalense, iniciou a temporada de pista ao participar no II Torneio de Salto em Altura de Óbidos, com cerca de 40 jovens.
Foi um inicio de época prometedor, já que os nossos atletas somaram 5 vitórias individuais e subiram várias vezes ao pódio, tendo ainda vencido a competição em termos colectivos.


Além de vermos confirmado o talento de alguns dos nossos jovens, também se registou o aparecimento de novos talentos para a modalidade.
No escalão de Benjamins obtivemos um segundo lugar por parte de Bárbara Andrade, e um terceiro lugar por intermédio de Tiago Pires.
Clara Marques foi a nossa única infantil que subiu ao pódio, ao classificar-se na segunda posição com um novo recorde pessoal de 1.19 metros.



No escalão de iniciados, a Juventude Vidigalense dominou em ambos os géneros ocupando os três lugares de honra. Sarah Dias, que nesta época subiu para o escalão de iniciadas confirmou o seu potencial ao triunfar neste escalão, sobre as colegas de equipa Anais Baptista e Marta Mendes, que se classificaram respectivamente em segundo e terceiro lugar. Nos rapazes a surpresa surgiu por parte de Ricardo Mendes, que se estreou na modalidade e logo com um triunfo ao transpor a fasquia colocada a 1.67 metros, enquanto a prata foi para Artur Koshuck, também da JV que melhorou substancialmente o seu recorde pessoal para 1.64 deixando em terceiro classificado João Moniz com 1,51 metros. De realçar que os 4º e 5º classificados, Miguel Marques e Dyllan Pedro pertencem também à Juventude Vidigalense, o que revela uma profundidade de resultados de grande valia.

O escalão de Juvenis masculinos também foi de ouro para a JV, com a vitória e novo recorde pessoal de Ricardo Fernandes a 1.62 metros, enquanto no sector feminino a nossa melhor atleta foi Nicole Alberto, que também melhorou o seu recorde pessoal para 1.37 metros o que lhe valeu um excelente segundo lugar.

Nos juniores masculinos João Alexandre, confirmou o seu grande talento ao triunfar com 1.91 metros, marca que ficou a escassos 4 centímetros do seu recorde pessoal, o que tendo em conta estarmos no inicio de época é bastante prometedor. Nos femininos, Nanci Sousa saltou 1.37 o que lhe valeu a medalha de prata.


Outra surpresa, surgiu por parte de Pedro Rocha que logo na primeira competição de atletismo arrecadou a vitória no escalão de seniores ao pular 1.72 metros.


Somando os centímetros de cada escalão e género, a organização determinou a classificação por equipas, tendo o nosso clube obtido o maior total, superando por margem confortável o C.A. Marinha Grande que se classificou no segundo lugar.

Cross de Oeiras

Ana Alves com vitória fulgurante
No passado sábado um grupo de atletas da Juventude Vidigalense deslocou-se a Oeiras para disputar uma das principais provas de Corta-Mato do calendário nacional.
De entre todos destacou-se sobretudo Ana Alves, uma das mais promissoras meio-fundistas nacionais, que venceu com clareza o escalão de iniciadas.
Outra das atletas em plano de evidência foi a infantil Joana Ferreira, que obteve um fantástico segundo lugar no seu escalão, sendo batida por escassos dois segundos por Sara Augusto, da Senhora do Desterro (Serra da Estrela).
Ainda nos dez primeiros lugares classificaram-se o iniciado Nelson Pereira, num excelente quarto lugar, Inês Nobre, 8ª em Juvenis o mesmo lugar obtido pelo seu colega de equipa e de escalão Pedro Santos.
Este conjunto de resultados começa a assumir a JV também como um dos melhores clubes nacionais da área do meio-fundo fruto do trabalho de técnicos como Mário Soares, Cláudio Matias e sobretudo Rui Militão, que assumiu esta época a função de coordenador deste sector dentro da estrutura técnica da JV.

terça-feira, 4 de março de 2008

Campeonato Nacional Universitário

Sandra Protássio e Daniela Ferreira em destaque

Na tarde do passado domingo disputaram-se os Campeonat
os Nacionais Universitários no Expocentro, em Pombal.
Nesta competição a JV teve presentes alguns atletas, em representação das escolas onde estudam, tendo-se salientado sobretudo Sandra Protássio, que se sagrou Campeã Nacional dos 800 metros.
Também Daniela Ferreira se destacou, ao posicionar-se na segunda posição nos 60 metros e ao obter o terceiro posto no Salto em Altura.
Por fim saliente-se o facto de o Instituto Politécnico de Leiria ter vencido colectivamente a competição. A equipa foi coordenada pelo nosso técnico Paulo Reis e contou com a presença dos nossos atletas Natalino Miranda, Anildo Monteiro, Miguel Ribeiro e Hélder Brites.

A equipa do IPL

Poderão encontrar os resultados desta competição em:
http://www.fpatletismo.pt/ficheiros_artigos/Resultados(82).pdf

Meeting António Monteiro

Sarah Dias e Dylan Pedro com Recordes Nacionais

Os nossos jovens dos escalões de formação continuaram a acumular resultados de excelente valia no decorrer desta época de inverno.
No passado fim-de-semana os nossos jovens Sarah Dias e Dylan Pedro, correram a disciplina de 150 metros no decorrer do Meeting António Monteiro, que se disputou em Pombal, tendo ambos estabelecido novos Recordes Nacionais. Sarah cumpriu a distância no tempo de 20.18, ao passo que Dylan o fez no tempo de 20.53.

Ainda no Meeting destaque para o fantástico Recorde Distrital obtido pela iniciada Ana Alves nos 1000 metros, ao cumprir a distância no tempo de 3.01,51.

Poderão ser consultados os resultados desta competição em:
http://www.adal.pt/2008/Resultados/MeetingAntMonteiro.pdf

Salto em Altura em Sala das Beiras

Mais uma Vitória para a Juventude Vidigalense

Dylan Pedro, vencedor em Infantis


Os nossos jovens atletas continuaram a somar títulos de âmbito zonal e nacional. Desta feita competiram no Salto em Altura em Sala das Beiras, competição que colocou frente a frente as Selecções Distritais e clubes dos distritos de Leiria, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Guarda e Viseu.
Tendo a competir um atleta por escalão / género, o nosso clube contou com duas vitórias individuais, por intermédio dos infantis Dylan Pedro, que saltou 1,46 metros e Sarah Dias, que transpôs a fasquia colocada a 1,43.
No escalão de Iniciados os nossos jovens João Moniz e Cristiana Faria transpuseram a fasquia colocada a 1,50 e 1,30 respectivamente, ao passo que, no escalão de juvenis, Vítor Mendes e Liliana Jorge conseguiram obter as marcas de 1,65 e 1,50 respectivamente. De salientar que a marca da Liliana constituí mínimos para o Campeonato Nacional de Juvenis e lhe proporcionou o terceiro lugar do pódio.
Somando os resultados dos nossos seis atletas, a Juventude Vidigalense obteve a marca de 8,84 metros, vencendo por larga margem as treze equipas que se classificaram neste evento.
Poderão ser consultados os resultados desta competição em:

Taça FPA de Lançamentos

Irina Rodrigues Recordista Nacional
Juventude Vidigalense vence colectivamente


No passado sábado, realizou-se no Centro Nacional de Lançamentos, em Leiria a Taça FPA de Lançamentos. Sendo um clube de referência neste sector a nível nacional, a Juventude Vidigalense esteve representada em força, com quatro atletas do género feminino e nove atletas do género masculino.
O nosso clube ambicionava a conquista de bons resultados individuais e colectivos, o que viria a acontecer.

Sector Masculino:
No sector masculino os nossos jovens superaram por larga margem a concorrência, revalidado o título obtido o ano passado.
Colectivamente os resultados foram os seguintes:
1º - JUVENTUDE VIDIGALENSE – 4150 pontos
2º - G. D. ESTREITO – 3163 pontos
3º - QUINTAJENSE F. C. – 2268 pontos



Tiago Pereira com o Trofeu

Individualmente os nossos atletas também obtiveram classificações de relevo, sendo de destacar o facto de Luís Marques se ter classificado na segunda posição no Lançamento do Disco, havendo ainda a salientar o facto de Luís Batista, Tiago Pereira, Bernardo Lopes, Viyacheslav Adamskiy e Steve Patrício se terem classificado na terceira posição.
Os resultados dos nossos jovens foram os seguintes:

Juvenis Masculinos
• Luís Batista - Lançamento do Martelo / 5º - 41,85
• Luís Batista – Lançamento do Disco / 3º - 38,12
• Tiago Pereira – Lançamento do Peso / 3º - 13,66
• Bernardo Lopes – Lançamento do peso / 7º - 12,36
• Bernardo Lopes – Lançamento do Dardo / 3º - 43,15
• Vítor Mendes – Lançamento do Dardo / 5º - 40,43

Juniores Masculinos
• Luís Marques – Lançamento do Disco / 2º - 38,50
• Diogo Correia – Lançamento do Dardo / 8º - 44,26
• Viyacheslav Adamskiy – Lançamento do Disco / 3º - 38,05

Seniores Masculinos
• Steve Patrício – Lançamento do Peso / 3º - 14,11
• Dine Sousa – Lançamento do Peso / 5º - 12,98

Sector Feminino:
No sector feminino as nossas quatro atletas estiveram em grande destaque e apenas não conseguiram a vitória colectiva devido ao facto de pontuarem seis elementos por clube. Assim a formação vencedora foi o G. D. Estreito, que somou 3688 pontos, ao passo que as nossas atletas conseguiram totalizar 3186, subindo assim à segunda posição.


Individualmente os nossos resultados foram fantásticos, salientando-se sobretudo a jovem Irina Rodrigues, que venceu o Lançamento do Peso e do Disco, neste caso com um arremesso de 53,94 metros, que passa a constituir recorde nacional de juvenis e juniores e a coloca como líder do Ranking Mundial da especialidade no escalão de juvenis. Com este arremesso Irina levou de vencida toda a concorrência, vencendo inclusivamente as atletas portuguesas do escalão sénior.

O Lançamento do Recorde


Também Vânia Silva esteve em destaque ao vencer uma vez mais o Lançamento do Martelo. Depois de ter estado doente a nossa atleta conseguiu ainda assim lançar o engenho a 64,46 metros, vencendo com clareza a concorrência.

O melhor lançamento de Vânia Silva

Por fim é importante fazer o elogio a Mafuta Maketa, que obteve a segunda posição no Lançamento do Martelo (escalão Júnior), com um arremesso de 44,06, que passa a constituir novo recorde nacional de Angola desta disciplina.

Os resultados podem ser consultados nos seguintes endereço: http://www.fpatletismo.pt/ficheiros_artigos/Resultados(83).pdf

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Taça de Aveiro de Velocidade, Barreiras e Saltos

Juniores soberbos!!!
Finalmente Recordistas Nacionais de 4x200m


Quarteto Recordista: Miguel Martins, Cristiano Carreira,
Gonçalo Ribeiro e Rafael Soares

Foi no passado sábado que alguns atletas da Juventude Vidigalense, se dirigiram à Nave Desportiva de Espinho onde se realizaram as Taças de Velocidade e Saltos do Distrito de Aveiro.
A Juventude Vidigalense entrou para a história do atletismo português ao alcançar um extraordinário Recorde Nacional de Juniores de 4x200 metros através dos nossos atletas Rafael Soares, Miguel Martins, Gonçalo Ribeiro e Cristiano Carreira que percorreram a distância em contra-relógio terminando em 1.32.18 segundos ultrapassando o anterior recorde de 1.32.90 que pertencia a uma formação do SL Benfica. Esta marca já perseguida desde o início de época, além de demonstrar a qualidade dos nossos jovens e dos seus técnicos demonstra um verdadeiro espírito de equipa primordial para que triunfem colectivamente.
Ainda nesta competição a atleta infantil Sarah Dias ao percorrer os 60 metros em 8.18 segundos reforçou a liderança nacional obtendo também um novo recorde distrital de infantis de pista coberta e ar livre, realizando umas das melhores marcas nacionais de sempre.
Também Liliana Jorge esteve ao seu mais alto nível ao reforçar a liderança nacional do Ranking de Juvenis, desta feita no triplo-salto com um novo recorde distrital da categoria ao saltar 11.41 metros.
Destaque ainda para os atletas Infantis Miguel Marques e Dylan Pedro, que ao percorrerem os 60 metros em 8.41 segundos e 8.45 segundos, foram respectivamente os dois melhores atletas desta disciplina, sendo que o Miguel realizou a melhor marca da temporada do escalão de infantis.

Os resultados podem ser consultados nos seguintes endereços:
http://www.aaaveiro.atletas.net/aaaveiro/competicoes/1819.pdf
http://www.aaaveiro.atletas.net/aaaveiro/competicoes/1820.pdf

Campeonato de Portugal em Pista Coberta

Cátia Ferreira, Irina Rodrigues e estafeta
Vice-campeãs Nacionais

No passado fim-de-semana, realizou-se em Pombal a mais importante competição nacional de pista coberta, os Campeonatos de Portugal. Nesta competição estiveram presentes os melhores especialistas nacionais de cada disciplinas, entre os quais destacamos a presença de Francis Obikwelu, Naide Gomes, Nélson Évora e Rui Silva.
Mais uma vez a Juventude Vidigalense esteve representada com alguns atletas que mostraram estar entre os melhores, tendo conseguido 7 medalhas de prata.
A nossa atleta internacional Cátia Ferreira esteve ao melhor nível de sempre ao conseguir sagrar-se vice-campeã de Portugal nos 60 metros, salto em comprimento e estafeta de 4x400 metros. No salto em comprimento, conseguiu pular a 5.88 metros novo recorde distrital absoluto, marca que apenas foi suplantada pela Campeã europeia Naide Gomes. Nos 60 metros, conseguiu também novo recorde distrital cortando a meta nuns fantásticos 7.68 segundos, perdendo apenas com Carla Tavares do FC Porto. Cátia participou ainda nos 200 metros, alcançando um 4º lugar também com novo recorde distrital de 25.40 segundos.
.
O pódio dos 60 metros
.
Apesar de ser ainda juvenil, Irina Rodrigues, que se já havia afirmado como candidata ao pódio no salto em altura, também voou a 1.68 metros, a apenas dois centímetros do seu recorde pessoal, numa prova onde apenas Marisa Anselmo foi superior, vencendo com nova melhor marca nacional do ano a 1.79 metros.
A Juventude Vidigalense, que desde sempre tem apostado em estafetas, especialidade dentro do atletismo de cariz colectivo, voltou a brilhar ao alcançar a segunda posição nos 4x400 metros, perdendo apenas com a formação madeirense G. D. Estreito. Obtiveram assim o título de vice Campeãs de Portugal, Carla Santos, Ana Rita Miranda, Patrícia Isabel Pereira e Cátia Ferreira com o tempo de 4.10.95 minutos.

A equipa de Estafeta

Uma palavra ainda para o nosso jovem Bruno Gualberto, que desde muito novo se formou no clube e que por ter nacionalidade brasileira não foi medalhado na prova dos 200m, que terminou na 2ª posição com um excelente recorde pessoal de 21.85 segundos, perdendo apenas por escassos centésimos com o Campeão de Portugal Dany Gonçalves. Bruno participou ainda nos 60 metros com uma marca próxima do seu melhor de 7.09 segundos, que lhe valeram a 13ª posição e na estafeta de 4x400 metros conjuntamente com Gonçalo Ribeiro, Rafael Soares e Cristiano Carreira que terminaram a prova num agradável 4º posto.
Participaram ainda nestes campeonatos, João Alexandre no salto em altura com 1.94 classificando-se na 8ª posição, Steve Patrício com novo recorde pessoal no lançamento do peso a 14.36 metros na 7ª posição, Gonçalo Ribeiro nos 200 metros foi 8º, Dine Sousa no peso foi 9º, Carla Santos nos 200 metros foi 10ª, João Gradiz nos 60 metros foi o 23º, e Daniela Ferreira nos 60 metros foi a 20ª e no pentatlo terminou a prova na 8ª posição.

Os resultados podem ser consultados nos seguintes endereço:
http://www.fpatletismo.pt/ficheiros_artigos/Resultados%20Camp.%20Portugal(2).pdf

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Campeonato Distrital de Lançamentos

JV com sete Campeões e nove títulos Distritais
No passado dia 17 decorreu uma vez mais no Centro Nacional de Lançamentos o Campeonato Distrital de Lançamentos.
A Juventude Vidigalense compareceu com cerca de três dezenas de atletas que progressivamente vão mostrando o potencial que têm na área dos Lançamentos.
O nosso clube foi de longe o que mais títulos conquistou, mesmo optando por fazer "descansar" Vânia Silva e Irina Rodrigues, as suas lançadoras mais consagradas no Lançamento do Martelo e do Disco respectivamente.

Em juvenis, foram campeões distritais Tiago Pereira no Lançamento do Martelo com um recorde pessoal de 42,09, Luís Batista, que venceu o Lançamento do Disco com 34,55 e Vítor Mendes, que venceu o Lançamento do Dardo com 41,36 metros.
Em juniores, Mafuta Maketa, venceu o Lançamento do Martelo (42,09), o mesmo acontecendo com Luís Marques (34,24), que ainda venceu o Lançamento do Disco (35,82) e Nanci Sousa, vencedora do Lançamento do Dardo (28,63).

Mafuta Maketa - Campeã Junior de Lançamento do Martelo

Em seniores, Steve Patrício foi o nosso atleta em maior destaque, ao vencer o Lançamento do Martelo (42,02) e do Disco (38,17).
Nas provas extras, destinadas ao escalão de iniciados, destaque para Bernardo Lopes, vencedor dos Lançamentos do Dardo e Disco, com 40,80 e 40,01 respectivamente.
Após este Campeonato Distrital, os nossos lançadores encontram-se a preparar a participação na Taça FPA de Lançamentos a realizar no dia 1 de Março no Centro Nacional de Lançamentos. Nesta competição será nossa aspiração a vitória colectiva em ambos os géneros, tal como aconteceu na época transacta.

Poderão encontrar os resultados do Campeonato Distrital de Lançamentos em:

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Corta-Mato das Beiras

Ana Alves e Infantis Masculinos
Campeões das Beiras

No passado fim-de-semana a Juventude Vidigalense foi uma vez mais em força ao Corta-Mato desta vez das Beiras, ou seja, com a presença dos atletas e clubes dos distritos de Leiria, Viseu, Guarda, Coimbra, Aveiro e Castelo Branco.
Nesta competição, este ano realizada em Celorico da Beira, a JV esteve presente com cerca de 30 atletas, a maioria dos quais pertencentes aos escalões jovens (Infantis, Iniciados e Juvenis), tendo conseguido amealhar uma vitória colectiva, um segundo lugar e dois terceiros lugares colectivos, uma vitória individual e três terceiros lugares. Esta foi a melhor participação de sempre do clube, num ano em que reforçamos a aposta no sector de formação nesta área.
Assim individualmente destacou-se Ana Alves, que revalidou o título de Campeã das Beiras no escalão de Iniciadas, depois da vitória na passada temporada no escalão de infantis. A jovem que ainda está no primeiro ano deste escalão, ao triunfar sobre todas as outras atletas com mais um ano de idade, demonstrou mais uma vez o seu talento para estas disciplinas do atletismo.

Ana Alves no Pódio

Os atletas do escalão de infantis masculinos também estiveram brilhantes ao dominarem colectivamente por completo com 15 pontos de vantagem sobre os segundos classificados. Luís Duarte que ingressou no clube esta temporada, conseguiu um extraordinário 3º lugar tendo contribuído para a vitória colectiva, assim como o 5º lugar de João Amaral e o 6º lugar de João Gaspar. Terminaram ainda a corrida Rui Costa em 10º e Alexandre Monteiro em 11º lugar.

Os Infantis Masculinos Campeões das Beiras

Nas infantis foi a vez da campeã distrital Ana Carolina Ribeiro subir ao 3º lugar do tão desejado pódio, contribuindo para um 4º lugar colectivo a um escasso ponto do 1º classificado. Fizeram ainda parte da equipa Clara Marques com 10º lugar e Carolina Lopes com o 19º lugar, participando ainda Ana Catarina Oliveira na 29ª posição.
A equipa feminina de iniciadas, também subiu ao terceiro lugar colectivo graças à vitória de Ana Alves, ao 13º lugar de Mariana Simões e ao 22º de Anais Batista.
Nos iniciados masculinos estivemos representados por Nélson Pereira, 4º classificado, David Mota 24º e Bruno Lopes 27º, equipa que conseguiu o 4º lugar colectivo.
Nos juvenis masculinos obtivemos outro pódio individual através do jovem João Leal, que se classificou na 3ª posição e contribuiu para o título de vice-campeões das beiras por equipas do escalão. Fizeram parte da equipa Pedro Santos que terminou em 8º, José Neves em 15º e Ricardo Fernandes em 39º.
Por fim, uma palavra para a sénior Marina Agostinho, que depois de se sagrar campeã distrital no Corta Mato curto e longo, subiu desta feita ao pódio do campeonato das Beiras, ao obter uma excelente terceira posição.

Meeting Cidade de Pombal/ Terras de Sicó

JV domina a estafeta de 4x200 metros
No passado Sábado, disputou-se o Meeting da Cidade de Pombal, onde estiveram presentes alguns dos melhores atletas do panorama nacional e alguns internacionais.

O maior destaque de entre os nossos atletas vai para o quarteto composto por João Gradiz, Gonçalo Ribeiro, Rafael Soares e Cristiano Carreira que completaram com uma vitória os 4x200 em 1.33,81 minutos, marca que fica a menos de um segundo do recorde nacional de juniores da especialidade. Triunfou também a nossa equipa de juniores mas no género feminino, composta por Fabiana Mota, Daniela Ferreira, Irina Rodrigues e Carla Santos, também muito próxima do recorde distrital, ao percorrer a distância em 1.52,99 minutos.

Em provas individuais, realce para Nanci Sousa, que terminou a prova de salto com vara com novo recorde pessoal de 2.60 metros, marca que lhe valeu uma subida ao segundo lugar do pódio. O mesmo lugar e também com novo recorde pessoal foi obtido pelo jovem lançador Steve Patrício que lançou o engenho de 7.250kg a 14.26 metros, apenas superado pelo Recordista nacional Marco Fortes.

Steve Patrício

Bruno Gualberto também esteve ao seu melhor nível ao ser apenas batido pelo famoso Anselmo da Silva, um dos melhores atletas brasileiros, nos 60 metros barreiras, alcançando a 2ª posição com 8.33 segundos.
Liliana Jorge, voltou a melhorar o seu recorde pessoal no triplo salto com 11.18 metros, reforçando a liderança nacional da especialidade no escalão de juvenis.

Liliana Jorge em Acção
Poderão consultar os resultados do evento em:

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Campeonato Nacional de Sub-23

Equipa masculina alcança 3º lugar do pódio

No passado fim-de-semana as nossas equipas de sub-23 dirigiram-se a Espinho para disputarem o respectivo Campeonato Nacional.
Como era de esperar, a nossa tarefa não foi fácil, primeiro porque já fomos desfalcados de alguns atletas que se lesionaram ou adoeceram, segundo porque no decorrer da competição César Pedreira, João Alexandre e Edi Fernandes se lesionaram não podendo dar o seu contributo pleno á equipa, terceiro porque o poderio de grandes equipas como o Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal, Futebol Clube do Porto, JOMA e C. S. Marítimo, entre outras, era à partida muito difícil de contrariar.
Mesmo com todos estes condicionalismos e contrariedades a nossa equipa masculina conseguiu um brilhante 3º lugar do pódio, com um total de 34 pontos, menos um escasso ponto que o Futebol Clube do Porto (2ºlugar) mas muito longe do Sport Lisboa e Benfica (1ºlugar).
Em termos individuais, destacou-se o atleta Bruno Gualberto que correu os 200 metros no fantástico tempo de 21,94s, que o levou á vitória folgada na competição. Em evidência esteve também Ruben Monteiro, que obteve o Recorde Distrital Absoluto no salto com vara ao transpor a fasquia colocada a 4,26 metros.

Bruno Gualberto no pódio

Os resultados individuais dos nosos atletas foram os seguintes:
Sector Masculino:

  • Cristiano Carreira - 400 / 50,79 - 7º
  • Cristiano Carreira - 200 / 23,20s - 12º
  • João Gradiz - 60 / 7,22s - 18º
  • João Gradiz - 200 / 23,15s - 11º
  • César Pedreira - 400 / Desistiu
  • Bruno Gualberto - 200 / 21,94s - 1º
  • Steve Patrício - Peso / 13,20 - 5º
  • Cristiano Carreira, Gonçalo Ribeiro, João Gradiz, Miguel Martins - 4x400 / 3,33,59s - 5º
  • João Alexandre - Altura / 1.91 - 7º
  • Ruben Brás - 3000 / 8,21,98s - 5º
  • Ruben Monteiro - Vara / 4.26 - 4º
  • Ruben Monteiro - 60 / 7,39s - 24º
  • Gonçalo Ribeiro - 60 / 7,30s - 14º
  • Gonçalo Ribeiro - 200 / 23,26s - 16º
  • Miguel Martins - 60 Barreiras / 9,19s - 12º
  • Edi Fernandes - Triplo / 13,57mt - 4º

Sector Feminino

  • Daniela Ferreira - 60 / 8,20 - 10º
  • Daniela Ferreira - 60 Barreiras / 10,12s -10ª
  • Fabiana Mota - Vara / S/M
  • Ana Rita Miranda - 800 / 2,26,64s - 6ª
  • Daniela Ferreira, Ana Rita Miranda, Nanci Sousa, Sandra Protássio - 4x400 / 4,28,76s - 5º

Os resultados oficiais podem ser consultados no seguinte endereço:

http://www.fpatletismo.pt/ficheiros_artigos/Resultados%20Completos.pdf

Salto em Altura em Sala – Fase Distrital

JV campeã nas Alturas


A Equipa Vencedora


No passado fim-de-semana a Juventude Vidigalense disputou a Fase Distrital do Torneio de Salto em Altura em Sala, competição, que se realizou em Pombal e envolveu cerca de uma centena de jovens atletas desde o escalão de Benjamins, até aos juvenis
Os nossos atletas venceram três dos escalões em disputa, nomeadamente em Benjamins Femininos, por intermédio de Ana Rita Tereso (1,14) e em Infantis, por Sarah Dias (1,37) e Miguel Marques (1,52).


Salto de Miguel Marques a 1,52

Além das vitórias tivemos mais seis atletas que subiram ao pódio, nomeadamente Daniela Jorge, 2ª em benjamins com 0,97 cm, Dylan Pedro e Miguel Silva, segundo e terceiros em Infantis com 1,46 m e 1,40 m, respectivamente, Cristina Lopes, 3ª em Infantis com 1,19 m, Nelson Pereira, terceiro em iniciados com 1,46 m e Liliana Jorge, segunda em juvenis com 1,42 m.
Com estes resultados, a Juventude Vidigalense obteve 8,60 metros (somatório da marca obtida pelo melhor atleta dos escalões de Infantis, Iniciados e Juvenis em ambos os géneros), vencendo assim colectivamente a fase distrital e candidatando-se seriamente à renovação do título nacional obtido a temporada transacta. A vitória foi folgada sobre o CAMG, que somou 8,12 metros e sobre o Arneirense, que somou 8,11 e se classificaram na segunda e terceiras posições respectivamente.
Saliente-se que este somatório foi obtido sem o contributo de dois dos mais talentosos saltadores da JV, os juvenis Irina Rodrigues, que disputou no mesmo dia um torneio de lançamentos e Ruben Silva, que se encontra lesionado.
Os resultados completos poderão ser consultados em:
http://www.adal.pt/2008/Resultados/SaltoAlturaSala.pdf

Torneio de Lançamentos – Leiria

JV compareceu em grande

No passado dia 9 a Juventude Vidigalense compareceu no Centro Nacional de Lançamentos para a participação num torneio de lançamentos que incluía também a disciplina de salto em comprimento, para os escalões de Benjamins.
Em destaque estiveram os nossos principais atletas, Irina Rodrigues, que melhorou o seu resultado da actual temporada para 49,66 metros no lançamento do disco e Vânia Silva, que obteve bons 65,70 metros no Lançamento do Martelo.

Lançamento de Irina a 49,66 metros


No total, os nossos atletas venceram sete provas, como se poderá verificar de seguida:

  • Irina Rodrigues - Disco (1kg) - 49.66
  • Luís Fernandes - Disco (2kg) - 35.41
  • Miguel Lavrador - Dardo (500) - 28.00
  • Samuel Lança - Peso (2kg) - 4.84
  • Soraia Carnide - Dardo (400) - 10.32
  • Steve Patrício - Peso (7kg) - 13.72
  • Vânia Silva - Martelo (4kg) - 65.70


Poderão ser consultados os resultados completos da competição em:

http://www.adal.pt/2008/Resultados/TorneioLancamentos.pdf

Campeonato Distrital de Juniores e de Crosse Longo

Olivier Pedroso e Marina Agostinho
Campeões Distritais

No passado domingo os nossos atletas disputaram na Nazaré o Campeonato Distrital de Corta Mato longo e juniores.
Em destaque esteve o nosso júnior Olivier Pedroso, que conseguiu uma fantástica vitória no seu escalão, sagrando-se assim Campeão Distrital.
Também Marina Agostinho, que já havia vencido o Campeonato Distrital de Crosse Curto, esteve em destaque ao vencer agora a distância longa, com grande vantagem para as demais adversárias.
Além destes vencedores, também o benjamim Luís Torres, a infantis Ana Carolina Oliveira e o Juvenil João Leal venceram os respectivos escalões, confirmando o fulgor actual da JV neste tipo de competições.

Ana Carolina Oliveira


Poderão consultar os resultados da competição em:
http://www.adal.pt/2008/Resultados/CMLongo_Juniores.pdf

Triatlo Técnico Jovem – Classificação Nacional de Clubes

Juventude Vidigalense com Título Nacional

A final nacional do Triatlo Técnico, foi também aproveitada para divulgar os resultados da classificação nacional de clubes.
Como já esperávamos, vencemos com clareza a competição, com um total de 9460 pontos, obtidos pelo somatório das marcas obtidas pelos nossos melhores atletas nas finais distritais, nomeadamente os infantis Sarah Dias (1650) e Miguel Marques (1279), os iniciados Bernardo Lopes (1812) e Stephanie Pereira (1324) e os juvenis Ruben Silva (1818) e Liliana Jorge (1559).
Saliente-se que este total só foi superado por duas selecções na final nacional, a de Leiria (9718) e a de Coimbra (9534).

Triatlo Técnico Jovem – Final Nacional

Sarah Dias, Miguel Marques e Irina Rodrigues
Campeões Nacionais

Selecção de Leiria renovou o título

No passado dia 2 de Fevereiro realizou-se uma vez mais a final nacional do Triatlo Técnico Jovem, este ano realizado uma vez mais em Alpiarça.
A selecção distrital de Leiria contou com a presença de quatro atletas da Juventude Vidigalense, contribuindo de forma decisiva para a vitória da selecção distrital em termos colectivos.

Sarah Dias foi a representante no escalão de infantis e venceu com clareza a competição. Depois de já ter batido o recorde nacional, Sarah cumpriu a sua missão de juntar ao recorde o título e fê-lo de forma a não deixar margem para dúvidas. Ao lançar o peso a 9,84, correr os 60 metros barreiras em 10.27 e saltado 4,65 metros em comprimento, Sarah somou 1647 pontos, deixando as representantes de Lisboa e de Aveiro a mais de 300 e 400 pontos de distância respectivamente.

Sarah Dias no pódio

Miguel Marques foi o vencedor em infantis masculinos. Ao correr os 60 metros barreiras em 9,84, lançado 8,54 no lançamento do peso e sobretudo saltado 5,45 em comprimento, Miguel somou 1441 pontos, vencendo assim por cerca de 100 e 200 pontos, os representantes do Porto e de Coimbra, respectivamente. Saliente-se que os 5,45 metros que “pulou” passam a constituir novo recorde distrital de infantis e ficam a escasso cinco centímetros do Recorde Nacional.
Miguel Marques no pódio

Irina Rodrigues foi a outra campeã nacional da JV, tendo saltado 1,70 em altura, lançado 13,28 no peso e corrido os 60 metros com barreiras em 9,73. Com estes resultados, Irina somou 2364 pontos, batendo assim pela segunda vez o recorde nacional do Triatlo.
O nosso quarto elemento foi Bernardo Lopes, que competiu no escalão de iniciados e que era também um candidato aos lugares cimeiros. De qualquer forma prestações menos conseguidas nos 60 metros barreiras, com 9,87, no lançamento do peso, com 12,22 e no salto em comprimento, com 5,32, não lhe permitiram ir além da sexta posição final. Mesmo assim Bernardo venceu o lançamento do peso e foi o quarto atleta melhor classificado da Selecção de Leiria.

Irina Rodrigues no Pódio

Uma palavra especial para os treinadores destes atletas, em especial Cátia Ferreira, que enquadra os infantis campeões nacionais e que obteve assim o seu maior feito até ao momento como treinadora.

Poderão consultar os resultados completos da competição em:
http://www.fpatletismo.pt/ficheiros_artigos/Resultados(77).pdf

Campeonato Nacional de Clubes em Pista Coberta - Espinho


Juventude Vidigalense bateu-se com os grandes do atletismo Português

Gonçalo Ribeiro em acção nos 200 metros


Ao mesmo tempo que se realizava o Triatlo Técnico Jovem Nacional a Juventude Vidigalense participava também no Campeonato Nacional de Clubes, com a equipa feminina na 1ºDivisão e a equipa masculina na 2ºDivisão.
A equipa feminina competiu contra as equipas do Sporting C.P., F. C. Porto, Juventude Operária de Monte Abraão, C.A. Madeira e C.S. Marítimo.
Tal como na fase apuramento a Juventude Vidigalense obteve o 6ºlugar da tabela, com um total de 28 pontos.
Numa equipa que esta época se encontra abaixo dos patamares de rendimento exibidos em temporadas anteriores, fruto das limitações económicas actuais, salientou-se sobretudo Cátia Ferreira, que obteve duas terceiras posições, no salto em comprimento, onde, com um salto de 5,86 bateu o seu recorde distrital absoluto, e nos 60 metros, ao percorrer a distância no tempo de 7,80.
Já a equipa masculina da Juventude Vidigalense competiu na segunda divisão contra as equipas da Casa do Benfica de Faro, G.D. Estreito, GRECAS, Juventude Operária de Monte Abraão e N.A. Alcabideche.
Depois de confrontos equilibradíssimos, a nossa equipa classificou-se em 3ºlugar da 2ªDivisão com um total de 47 pontos.
Salientaram-se sobretudo o atleta Bruno Gualberto, vencedor dos 60 metros barreiras com um excelente recorde pessoal de 8.19 e que também fez parte da equipa vencedora da estafeta de 4x400 metros, conjuntamente com Cristiano Carreira, César Pedreira e João Gradiz.
Tendo sido as seguintes marcas que deram origem aos respectivos lugares:
Poderão consultar os resultados no seguinte endereço:
http://www.fpatletismo.pt/ficheiros_artigos/Resultados%20Finais%201ª%20Divisão.pdf
http://www.fpatletismo.pt/ficheiros_artigos/Resultados%20Finais%202ª%20Divisão.pdf

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Triatlo Técnico Jovem das Beiras - Pombal

Irina Rodrigues e Sarah Dias
somam Recordes Nacionais

No passado dia 27 de Janeiro disputou-se em Pombal o Triatlo Técnico Jovem das Beiras, competição que juntou as selecções distritais de Aveiro, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Viseu e Leiria.
A selecção de Leiria, composta por cinco atletas da Juventude Vidigalense (num total de seis) venceu com clareza as suas congéneres tendo para isso contado com um contributo significativo dos nossos atletas, com especial destaque para Sarah Dias e Irina Rodrigues, que somaram pontuações que até hoje ninguém havia conseguido, batendo assim os respectivos recordes nacionais.
Irina Rodrigues venceu as três disciplinas que compõem o triatlo, ao saltar 1,64 em altura (783 pontos), lançar 14,06 no peso (798 pontos) e percorrer os 60 metros com barreiras em 9,68 (773 pontos). Com estes parciais Irina somou 2354 pontos, ultrapassando assim o anterior recorde nacional, que pertencia a Patrícia Mamona, que em 29 de Janeiro de 2005 somou 2301 pontos.
Sarah Dias somou 1750 pontos, batendo assim pela terceira vez esta temporada o recorde nacional do Triatlo. Sarah lançou o peso a 10,35 metros (552 pontos), correu os 60 metros com barreiras em 10,11 (692 pontos) e saltado 4,80m em comprimento (506 pontos), batendo também nesta disciplina do atletismo o recorde nacional, que havia sido obtido em 1989, pela atleta Clementina Pacheco, com a marca de 4,72m.

Sarah Dias -Salto em Comprimento - 4,80 Recorde Nacional

Sarah Dias - 60 metros barreiras - 10.11

Nos restantes escalões, destaque para a vitória de Miguel Marques no escalão de Infantis Masculinos, tendo somado 1360 pontos। Miguel realizou 10,00 segundos nos 60 metros barreiras, lançou 8,17 metros no peso e saltou 5,31 em comprimento. Este último resultado passa também a constituir recorde distrital da disciplina.

Miguel Marques - Salto em Comprimento -5,31 Recorde Distrital

Nos escalões de iniciados os nossos atletas subiram ao pódio. Anais Baptista e Bernardo Lopes classificaram-se na terceira posição ao somarem 1442 e 1616 pontos respectivamente.
Após estes resultados aguarda-se com expectativa a prestação dos nossos atletas no próximo sábado, no decorrer da final nacional deste torneio, quer a nível individual, quer na classificação nacional de clubes.
Poderão encontrar os resultados da competição em:
http://www.adal.pt/2008/Resultados/TriatloBeiras.pdf
http://www.adal.pt/2008/Resultados/TriatloBeirasColectPontos.pdf

Provas Extras - Pombal


Artur Koshuck com recorde distrital


Paralelamente ao Triatlo das Beiras, disputaram-se algumas provas extras, nas quais os nossos atletas estiveram também em especial destaque.
No escalão de infantis a nossa atleta Beatriz Dinis venceu os 60 metros ao percorrer a distância em 9,19 o mesmo acontecendo com os nossos iniciados Artur Koshuck (7,64) e Daniela Ribeiro (8,46) e com o Juvenil Rafael Soares (7,45).
Nos 300 metros, destaque para as vitórias do juvenil Rafael Soares, com 37,54 e do Iniciado Artur Koshuck, com 40,37. No caso de Artur, a marca obtida passa a constituir novo recorde distrital do escalão de iniciados.
Poderão encontrar os resultados da competição em:
http://www.adal.pt/2008/Resultados/TriatloProvasExtras.pdf

Campeonato Nacional de Clubes em pista-coberta – fase de apuramento


Juventude Vidigalense alcança 1ª e 2ª Divisões


No passado fim-de-semana disputou-se a fase de apuramento do Campeonato Nacional de Clubes em pista coberta em Pombal (sector feminino) e em Espinho (sector masculino).
Esta competição de âmbito nacional engloba catorze disciplinas de corridas de velocidade, saltos, barreiras, resistência marcha atlética e lançamentos, onde cada equipa pode pontuar com uma atleta.

Sector Feminino:
Em Pombal a equipa feminina conseguiu alcançar um excelente 6ºlugar na classificação, sendo assim apurada para disputar o Campeonato Nacional da primeira divisão, que se realizará em Espinho no próximo fim-de-semana.
A formação vencedora desta fase de apuramento foi o Sporting Clube de Portugal (271 pontos), seguida pelo Futebol Clube do Porto (232), C. A. Madeira (228), Clube Sport Marítimo (203) JOMA e Juventude Vidigalense, ambas com 201,5 pontos. Foram estas as seis equipas que se apuraram para a final nacional, de um total de vinte e duas classificadas.
Individualmente as nossas atletas obtiveram as seguintes classificações:


  • 60 - Cátia Ferreira / 4ª - 7.88
  • 200 - Carla Santos / 11ª - 26.92
  • 400 - Leslie Delgado / 13ª - 63.43
  • 800 - Patrícia Pereira / 6ª - 2.20.02
  • 1500 - Marina Agostinho / 9ª - 5.01.18
  • 3000 - Mónica Moreiras / 9ª - 10.22.65
  • 60m barreiras - Daniela Ferreira / 9ª - 9.74
  • 3000 metros Marcha - Paula Maurício /14ª - 18.02.06
  • Altura - Irina Rodrigues / 3ª - 1.66
  • Vara - Tânia Vieira / 7ª - 2.60
  • Comprimento - Cátia Ferreira / 2ª - 5.80
  • Triplo-Salto - Vânia Silva / 5ª - 11.46
  • Peso - Irina Rodrigues / 6ª - 12.62
  • 4x400 -Cátia Ferreira; Leslie Delgado; Patricia Pereira; Carla Santos / 7ª - 4.12.39

Destaque para as excelentes marcas e classificações de Irina Rodrigues e Cátia Ferreira e uma palavra para o recorde pessoal de Daniela Ferreira nos 60 metros barreiras, que com a marca de 9,74 conseguiu mínimos de participação no Campeonato de Portugal.

Sector Masculino:
A competição da nossa equipa Masculina foi realizada no dia 27 em Espinho. A nossa formação é esta temporada muito jovem, tendo apresentado atletas juvenis (2), juniores (5), sub-23 (4) e seniores (1).
Esta equipa honrou os pregaminhos do clube, ao obter o 8º lugar, que nos dá acesso à 2ªDivisão no Campeonato Nacional de Clubes, competição que disputaremos no próximo fim-de-semana conjuntamente com a Casa do Benfica de Faro, o G. D. Estreito, Núcleo de Atletismo de Alcabideche, GRECAS e JOMA.
De seguida apresentamos os resultados individuais obtidos pelos atletas da equipa masculina:

  • 60 - Bruno Gualberto / 6º - 7.08
  • 200 - Gonçalo Ribeiro / 8º - 22.71
  • 400 - César Pedreira / 9º - 50.62
  • 800 - Ângelo Araújo / 23º - 2.03.41
  • 1500 - Jaime Dias / 15º - 4.04.39
  • 3000 - Ruben Brás / 4º - 8.22.20
  • 60 metros barreiras Bruno Gualberto / 3º - 8.25
  • 5000 metros Marcha - Ricardo Fernandes / 18º - 27.22.67
  • Altura - João Alexandre / 7º - 1.89
  • Vara - Ruben Monteiro / 7º - 4.20
  • Comprimento - João Alexandre / 19º - 6.22
  • Triplo-Salto - Ruben Silva /16º - 13.05
  • Peso - Steve Patricio / 10º - 13.04
  • 4x400 - Cristiano Carreira, César Pedreira, João Gradiz, Bruno Gualberto / 3º - 3.24.42

De destacar as excelentes marcas e classificações de Bruno Gualberto e de Ruben Brás e o novo recorde distrital de juniores do Salto com Vara, estabelecido por Ruben Monteiro ao transpor a fasquia colocada a 4.20 metros.
Uma palavra também para o atleta Ricardo Fernandes que conseguiu obter os mínimos de participação para o Campeonato Nacional de Juvenis na disciplina de 5000 metros Marcha.
Poderão consultar os resultados completos desta competição em:
http://www.fpatletismo.pt/ficheiros_artigos/Resultados(75).pdf

Cross Internacional de Juniores

Olivier Pedroso e Sandra Protássio
entre a elite
Os nossos atletas juniores Olivier Pedroso e Sandra Protássio estiveram presentes no Cross Internacional de Juniores de Loures, em representação da Selecção Distrital de Leiria.
Numa competição bastante exigente, os nossos atletas estiveram em plano de destaque, sendo ambos os segundos melhores leirienses, Sandra foi a 20ª, enquanto Olivier terminou o percurso em 27º lugar.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Campeonato das Beiras em pista coberta

JV completa uma década de vitórias

No passado fim-de-semana as equipas da Juventude Vidigalense disputaram em Espinho o Campeonato das Beiras em pista-coberta.
Embora não se pudessem deslocar na sua máxima força, devido a lesões que têm afectado alguns dos nossos atletas, ambas as equipas levaram de vencidas todas as oponentes provenientes dos distritos de Leiria, Aveiro, Coimbra, Guarda, Castelo Branco e Viseu.
No sector feminino a nossa formação mostrou ter uma supremacia avassaladora, ao terminar o campeonato com 235 pontos, contra 147 do GRECAS, de Vagos, a equipa segunda classificada.
No sector masculino os nossos atletas travaram uma luta muito equilibrada com a formação do Girassol/Ramos Catarino, de Coimbra, tendo vencido com onze pontos de vantagem (179-168).
Em termos históricos é de salientar que esta competição se disputa há doze anos, tendo as nossas formações femininas vencido dez temporadas consecutivas (desde 1999), ao passo que as equipas masculinas venceram esta temporada pelo quarto ano consecutivo.

Em termos individuais, muitos dos nossos atletas subiram ao pódio. O principal destaque vai para Cátia Ferreira, que venceu os 200 metros e o salto em comprimento, com 25,80 e 5,72 respectivamente, tendo ainda ficado na segunda posição nos 60 metros, com o resultado de 7,83.
Irina Rodrigues continuou também a sua afirmação junto das atletas seniores (ela que ainda pertence ao escalão de juvenis) ao vencer o salto em altura, com 1,62, tendo ainda obtido a segunda posição no Lançamento do Peso e a terceira nos 60 metros barreiras.
Vânia Silva sagrou-se campeã do Lançamento do Peso, com um arremesso de 12,28 metros, ao passo que Mónica Moreiras se sagrou campeã dos 3000 metros, ao correr a distância no excelente tempo de 10.28.79.
Destaque ainda para Natércia Lopes e Liliana Jorge, segunda e terceira classificadas no triplo-salto, Carla Santos, que se classificou em terceiro lugar nos 200 metros, Patrícia Pereira, terceira classificada nos 400 e segunda nos 800 metros, Sandra Protássio, vice-campeã dos 1500 metros e Fabiana Mota, terceira no salto com vara.

No sector masculino o grande destaque vai para Bruno Gualberto, que venceu com clareza os 60 metros barreiras com um excelente resultado de 8.28 segundos, tendo ainda sido terceiro nos 60 metros.
César Pedreira subiu ao pódio ao classificar-se em segundo lugar nos 400 metros, Ruben Brás foi segundo nos 3000 metros, o mesmo lugar obtido por Steve Patrício no Lançamento do Peso. No Salto com Vara, George Silva e Ruben Monteiro obtiveram a segunda e terceira posições, respectivamente, enquanto Steve Patrício, no Lançamento do Peso e Edi Fernandes, no Triplo-Salto, também subiam ao segundo lugar do pódio. Por fim, merece destaque o terceiro lugar obtido pelo nosso quarteto dos 4x400 metros, composto por Rafael Soares, Gonçalo Ribeiro, Volodimyr Strokov e Simão Carreira.

Os resultados completos destes campeonatos podem ser consultados em:
http://www.aaaveiro.atletas.net/aaaveiro/competicoes/1788.pdf

Taça FPA de Velocidade e Barreiras

JV bate Recordes Distritais de 4x200m


No passado dia 12 realizou-se uma vez mais a Taça FPA de Velocidade e Barreiras e como não podia deixar de ser a Juventude Vidigalense compareceu em força, destacando-se especialmente nas estafetas de 4x200 metros em ambos os géneros.

A equipa masculina constituída pelos juniores João Gradiz, Cristiano Carreira e Gonçalo Ribeiro e pelo juvenil Rafael Soares ficou a escassos 14 centésimos do recorde nacional de juniores da disciplina ao percorrer a distância em 1.33.14 minutos. Ainda assim o resultado fica registado como novo recorde distrital júnior e absoluto.
A equipa feminina também deu créditos ao classificar-se no terceiro lugar com novo recorde distrital absoluto de 1.47,29 minutos. Fizeram parte da equipa Cátia Ferreira, Daniela Ferreira, Leslie Delgado e Carla Santos.
Individualmente destaque ainda para Miguel Martins que se classificou no terceiro lugar dos 60 metros barreiras para juniores com 8.84 segundos, para o 4º lugar de Cátia Ferreira nos 60 metros com 7.89 segundos e para o novo recorde pessoal de Daniela Ferreira nos 60 metros barreiras com 9.89 segundos.


Os resultados completos podem ser consultados em: